Posts

Indochina, aqui vamos nós!

Indochina, aqui vamos nós!

Logística, Sudeste Asiático, Viagem

Uns meses depois de voltarmos da nossa viagem pela América do Sul, soubemos que vinha mais uma criança a caminho. Depois de o Zé Maria nascer, era piada frequente dizerem-nos que agora tínhamos de o “compensar” por não ter passado pela expedição latina dos irmãos.

A verdade é que foi crescendo em nós o bichinho de voltar a partir.O tempo era favorável. A Maria trabalha a recibos e pode assim estar fora dois meses sem perder o emprego. Eu posso gerir a empresa e continuar a traduzir em qualquer parte do mundo. Dentro dos limites das férias escolares e do orçamento, era só fazer um plano.

O Sudeste Asiático foi a opção natural. Nem a Maria nem eu conhecíamos. Todos nos diziam que era seguro, barato e child-friendly. E, embora ambos sejamos assumidamente “team latino”, achámos que era altura de mostrar aos miúdos uma cultura mais diversa.Para começar, já conseguimos cumprir um objetivo de sobrevivência para quem vai andar a saltitar de cidade em cidade, sob um calor húmido terrível: com mais um elemento, levamos menos uma mala de porão – a roupa de todos numa mala! A Maria e eu trouxemos mochilas com outras cenas (portátil, fraldas, higiene e farmácia), a Luísa e o Manel escolheram os brinquedos que queriam trazer nas suas mini-mochilas e o Zé traz só o carrinho.

Durante oito semanas, vamos pisar oito paises: Emiratos/Dubai, Singapura, Malásia, Vietname, Cambodja, Tailândia, Laos e Hong Kong/Macau. A um ritmo médio de uma cidade a cada três dias, vamos de coração aberto para absorver estes cenários de templos dourados, monges de laranja, elefantes e macacos, arranha-céus e praias de filme. Como bons sentimentais, vamos passar a primeira semana a matar saudades em casa de uma grande amiga, faremos praia com amigos do peito e procuraremos vestígios da pátria lusa.

Venham daí connosco!

A chegar ao aeroporto de Lisboa

Sobre o autor

Tradutor, cronista da nostalgia no Observador, pai de família e apaixonado pela América Latina

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.